[Vídeos] Abraço ao Parque das Dunas

No domingo, 22 de junho, ocorreu o Abraço ao Parque das Dunas, num ato para demonstrar a posição contrária dos participantes ao projeto do governo estadual de reduzir a área dessa importante reserva ambiental da nossa cidade.

Confira depoimentos:

Haroldo Mota
Não [podemos deixar que] aconteça o absurdo do Governo do Estado de querer retirar 4 hectares do Parque das Dunas para aumentar cada vez mais espaço para carros e a gente precisa na cidade mobilidades sustentáveis como trens elétricos, ciclovias. Isso sim são sistemas de transportes sustentáveis que levam pessoas em grande quantidade e a gente tem menos poluição na cidade.

Marcos Dionisio [1]
O Governo do Estado, a essa altura do campeonato, para melhorar a mobilidade tão somente de carros particulares, querer rasgar 4 hectares do Parque das Dunas, é um crime lesa-meio ambiente e é um crime também de lesa-humanidade.

Por isso, nós convocamos a sociedade natalense para resistir a mais esta sandice objetivada pelo governo Rosalba. É preciso que a gente barre essa obra faraônica que não vai resolver nenhum problema de mobilidade e ainda vai rasgar 4 hectares do nosso Parque das Dunas.

Marcos Dionisio [2]
Para o cidadão tomar consciência do que significa essa obra, os três gargalos de trânsito da Roberto Freire poderiam ser resolvidos com três intervenções que nos custariam no máximo R$ 70 milhões. O Governo do Estado quer gastar R$ 270 milhões onde 3/5 desse valor vai ser gasto tão somente no túnel que tem 1,7 km e que matará todo o comércio da margem direita da avenida.

A diferença poderia ser utilizada em outras intervenções para melhorar a mobilidade na região sul de Natal ou em qualquer outra região da nossa cidade.

Leonardo Sinedino
A gente está aqui para reivindicar espaços públicos para a sociedade e que o espaço público contemple uma proteção ao Meio Ambiente. A gente está vendo o encolhimento desses espaços públicos.

A gente precisa de mais alternativas, então quando a gente faz uma defesa explícita e ampla do Parque, por entender que a gente precisa desse parque não só para preservar o meio ambiente, como pra gente ter uma alternativa de lazer e de encontro das pessoas.


 

Camila Furukava
Essa obra que o Governo do Estado busca fazer é absurda do ponto de vista da mobilidade urbana, principalmente porque ela vem desvinculada de um plano de mobilidade urbana, que já deveria ter sido estruturado desde 2009, segundo nosso Plano Diretor.

Então é muito importante que a discussão sobre mobilidade urbana se expanda em toda cidade para que a gente traga os investimentos e direcione para os pontos específicos onde realmente resolve essa questão.

Pedro Baesse
A gente está fazendo esse abraço para proteger o Parque das Dunas de projetos absurdos que não são discutidos com a população.

Então procurem, vão atrás, assine nosso abaixo assinado e não só isso. Vão atrás das audiências, o que está acontecendo em outros momentos também. Vai lá, faz e age!
 

Francisco Iglesias
Estamos aqui nesse movimento defendendo esse patrimônio da humanidade, que a Unesco decretou, há cerca de 20 anos atrás, que o Parque das Dunas é patrimônio da humanidade, reserva da biosfera. É um dos parques mais importantes do país, atrás só do Parque da Tijuca (RJ). É o segundo maior parque urbano.

Hugo Manso
Há muitos problemas no trânsito, nas ruas e nas avenidas de Natal, mas, seguramente, não é a Roberto Freire o problema de Natal. Há um monte de outras prioridades. A Roberto Freire pode permanecer como está e, principalmente, o Parque das Dunas não pode ser alterado.

Confira galeria de fotos do Abraço ao Parque das Dunas